Post by Yes on Sept 22, 2015 23:30:22 GMT
Oi. Normalmente eu não tenho muito interesse em postar algum RMT ultimamente, mas vi que a área continham posts com um nível bem baixo, e queria fazer uma tentativa básica de fixar isso, apesar de eu não colocar muita fé. Apesar de eu não ter pego nenhum sucesso relevante com esse squad, acho que tinha feito um peak ao redor de #4~#5 no Ciclo 1 da OLT usando esse squad em uma boa parte das vezes. Além disso, esse time deve servir como uma ótima ajuda para quem não é muito apegado com o teambuilding de ORAS, que é pessoalmente muito variado e divertido ao meu ver.
Bem, normalmente em ORAS não é necessariamente obrigatório buildar um time a partir do mega, mas a maior parte deles são tão bons que normalmente fica muito mais conveniente montar um time ao redor deles. O membro incial que caiu foi Mega Scizor, que tinha uma série de atributos que eram ótimos. Acesso a um move de scouting (U-Turn), ótimo typing, além de obviamente atuar como uma win condition natural. A partir daí, queria algo que se beneficiasse o máximo possível do moveset do meu Scizor. Usando Raikou eu ficaria com um ótimo core Volturn, o que me daria uma posição de vantagem ótima contra outros times ofensivos e balanceados em geral.
Queria continuar mais. O core baseado em Volturn serviria em especial para eu tirar vantagem de times mais bulky e balanceados, mas existiam alguns aspectos que eram ruins para o meu time. Usar U-Turn em Scizor naturalmente quer dizer abrir mão de moves como Superpower e Knock Off, o que me deixa mais exposto ainda contra contra Water-types e Heatran em geral, além de eu não ter nada decente para quebrar Stall até agora. Bem, Heatran caiu como uma luva para essa função, que me concede um papel vital para eu vencer o jogo com Scizor ou Raikou, mas isso eu vou explicar mais adiante.
Esses slots foram dedicados mais para a utilidade, o que não foi muito difícil. Até esse ponto eu não tinha nenhuma Ground-immunity, tampouco Fight- e Water-resists, o que é importante em qualquer time nesse metagame, mas de novo, queria uma utilidade maior no meu time. Latios eu poderia contar uma ótima coverage, enquanto Azumarill me concedia um priority secundário, com ambos fechando o quesito de pressão ofensiva + sinergia. Garchomp fechou o time me servindo como uma glue para diversos Physical-attackers da tier, e como o usuário de Stealth Rock, move obrigatório em qualquer time competitivo sério.
Revolver (Scizor-Mega) (M) @ Scizorite
Ability: Light Metal
EVs: 248 HP | 88 Atk | 16 Def | 136 SpD | 20 Spe
Adamant Nature
- Swords Dance
- Bullet Punch
- U-turn
- Roost
Scizor é um dos megas mais úteis das úteis do metagame e é por uma razão. O fluxo do metagame tem ameaças em alta como Mega Alakazam, Weavile, Mega Diancie, Mega Diancie, Azumarill (umas a mais tempo que outras...), e Scizor faz um trabalho impecável que checkar todas essas. Além desses aspectos, conto com um priority confiável na forma de Bullet Punch, o que permite que ele seja uma ameaça ofensivamente, e capaz de entrar em várias ameaças graças ao Roost. U-Turn foi a variação que eu mais curti nesse time. Por exemplo, usando isso, caso o oponente jogue um Keldeo ou Heatran, eu simplesmente posso controlar o fluxo da partida ao meu favor, fazendo Azumarill entrar seguro, fazer Volturn com Raikou, entre outros... fora esses aspectos é um Scizor bem regular e fácil de usar, apenas analisando bem a hora correta entre dar Roost ou levantar Swords Dance para finalizar a partida. Minha spread parece meio bizarra, mas todo número aqui tem uma função. O combo de HP + SpD previne o 2HKO de Focus Blast de Gardevoir / Mega Alakazam (ambos Timid) e a parte física normalmente previne o 2HKO de HJK de Mega Lopunny (sem contar Stealth Rock), enquanto 20 Spe me permite dar um speed creep em outro Mega Scizor e Klefki. Impish > Adamant também é uma ótima opção, o que dá até mais segurança vs Azumarill.
Taxman (Raikou) @ Leftovers
Ability: Pressure
EVs: 252 SpA | 4 SpD | 252 Spe
Timid Nature
IVs: 0 Atk / 30 Def
- Calm Mind
- Volt Switch
- Thunderbolt
- Hidden Power [Ice]
Parceiro básico de Volturn com Scizor, e check de ameaças notáveis como Talonflame, Manaphy, Tornadus-T, Thundurus, a lista vai. Um ponto que dá pra notável que Scizor normalmente atrai Bulky-waters em geral, o que serve como uma isca para Raikou, enquanto ele em si me dá um backup no quesito de Speed control, tendo um baita SpA + Spe. A questão desse Raikou é trabalhar um pouco minando o HP do adversário ao longo da partida, pra finalmente quebrar algo vital com Calm Mind no mid | late-game. Alguns já me perguntaram se eu não prefiro Shadow Ball em vez de Thunderbolt... mas eu particularmente nunca senti falta de Shadow Ball na coverage, já que tudo que eu queria acertar com Shadow Ball já é punido com um +1 Thunderbolt ou HP Ice, como Gengar e Latis por exemplo. Fora isso é um moveset de novo bem convencional, o time tem como função pressionar o oponente ao máximo, e Calm Mind me permite fazer isso com uma facilidade bem maior do que Assault Vest. Spread standard, com IVs de Atk minimizados para reduzir o dano de Confuse / Foul Play.
Revolution 1 (Heatran) (M) @ Power Herb
Ability: Flash Fire
Timid Nature
IVs: 0 Atk
- Magma Storm
- Solar Beam
- Earth Power
- Taunt
O MVP do time. Sim, ele é o motivo do Scizor ter U-Turn, e o motivo do Raikou ter Calm Mind. Nessa parte ocorreu uma linha de raciocínio que bateu perfeitamente com o time. Queria analisar as coisas que checkavam Scizor e Raikou em geral. Pra Scizor, normalmente nego gosta de jogar mons como Rotom-W, Keldeo, e Manaphy, enquanto Raikou normalmente se baseiam em walls ou Ground-immunity, como Chansey, Excadrill, Hippowdon. Embora esse Heatran não sirva pra Excadrill, usando Magma Storm + SolarBeam, já dou um grande passo pra eliminar a maioria dos checks | resists de Scizor (Rotom-W, Keldeo, Slowbro) enquanto Magma Storm + Taunt pode neutralizar Chansey (e Stall) e Hippowdon, o que era ótimo para o Raikou, bônus! O moveset aqui fora o próprio Power Herb que é mais incomum, tem a função de usar o máximo de potencial que Heatran tem para quebrar walls em geral. Spread aqui de novo é usada de um jeito convencional, com Modest podendo ser uma opção extra para poder bruto, mas eu particularmente me sinto mais seguro com Timid, já que isso passa Adamant Gyarados, (alguns) Zard X, e Dragonite, me permitindo evitar que ambos levantem Dragon Dance em uma situação de emergência.
Dear Prudence (Azumarill) (M) @ Choice Band
Ability: Huge Power
EVs: 56 HP | 252 Atk | 4 SpD | 196 Spe
Adamant Nature
- Aqua Jet
- Play Rough
- Waterfall
- Knock Off | Superpower
Uma combinação que eu vi se destacando como bem comum, foi a de U-Turn + Volt Switch + wallbreaker. Embora Heatran em si sirva para essa função, Azumarill é um Pokémon que quase não tem entradas seguras, então eu queria usar e abusar disso sem problemas, e o moveset de Choice Band caiu como uma luva pra isso, quase garantindo uma ou duas kills quando usado corretamente, enquanto de quebra, eu conto com um priority Aqua Jet e um ótimo typing que me permite checkar | revengear Keldeo, Excadrill, Mega Zard X, Dragonite Mega Gyarados. De novo o moveset serve como algo bem convencional, e enquanto eu acho Knock Off mais confortável por retirar Leftovers de Skarm (útil pra Scizor) e de Ferro (útil pra Raikou), mas Superpower é perfeitamente usável pra esse moveset, só tem que manter em mente que isso deixa o time mais fraco a Mew do que já é. Meu speed creep em Azumarill permite que ele consiga dar outspeed na grande parte de outros Azumarill, Skarmory e Clefable, enquanto o restante dos EVs maximizam o bulk e ofensividade dele em geral.
Abbey Road (Latios) @ Life Orb
Ability: Levitate
Timid Nature
IVs: 29 HP | 0 Atk
- Draco Meteor
- Psyshock
- Surf | Defog
- Recover
Latios possui uma usagem altíssima no competitivo moderno e é por boa razão. Em si por ter uma combinação ótima de Speed e Special Attack, ele já é capaz de pressionar diversos times assim que você consiga eliminar seus principais resists, enquanto ele no aspecto defensivo, me concede uma imunidade contra Ground-type moves, e vários resists, me permitindo checkar diversas ameaças como Keldeo, Mega Zard Y, Manaphy, e Rotom-Wash, e somando o resist que ele tem com Azumarill, evita que eu me sobrecarregue enfrentando Rain teams, o que é muito bem-vindo apesar destas teams andarem ficando mais e mais incomuns. Meu moveset não tem segredo, com a única variação sendo Surf (Defog pode ser usado), basicamente para eu ter a maior facilidade possível para eu enfraquecer Heatran para Scizor, e Excadrill para Raikou. Nesse time mesmo trabalhando com ofensividade, eu não conto com algo específico como Tornadus-T para pivotar sobre Keldeo, então Recover em si já é muito útil pra eu manter minha longevidade. Moveset standard, com os IVs reduzindo recoil de Life Orb.
Revolution 9 (Garchomp) (M) @ Rocky Helmet
Ability: Rough Skin
Shiny: Yes
EVs: 232 HP / 108 Def / 48 SpD / 120 Spe
Impish Nature
- Stealth Rock
- Dragon Tail
- Earthquake
- Toxic
Virtualmente ele é o único membro do time onde tem uma visão mais defensiva no jogo. Em times mais ~bulky~, usar uma cola no time (pra tankar hits no começo do jogo) é tão bem- vindo que fica difícil de ignorar, e Garchomp faz esse trabalho com uma qualidade enorme. Rocky Helmet Chomper é um moveset que anda ganhando um destaque enorme em ORAS por uma ótima razão, neutralizando ameaças como Mega Metagross, Mega Lopunny, Talonflame, Bisharp, Excadrill, pune users de U-Turn como Landorus-Therian e Jirachi. Stealth Rock é um move essencial e cai muito bem no Garchomp, já que ele pode punir várias coisas com Rough Skin + Rocky Helmet e ainda me dar um turno livre pra usá-las, enquanto Toxic pode cair a ser MUITO útil caso você consiga fazer um Hippowdon ou Slowbro, te permitindo Roostar ou levantar CM com mais facilidade com o Raikou. O segredo de usar esse Chomper é o mesmo de qualquer RH Chomper em um time ofensivo, planejar a bem a hora de ele entrar em um Physical-attacker, colocar pedras e tirar vantagem do recoil, e sempre analisar a melhor hora de preservá-lo, ter ele vivo contra um potencial Bisharp ou Talonflame pode ser crucial ao longo da partida. Spread me permite passar outros Chompers que investem 100~104 Speed, enquanto os dois lados do bulk me protegem em ~85-90%~ de HP Ice de Electrics, como Raikou e Mega Manectric, e o bulk em Def previne que Bisharp consiga atingir um OHKO em +2 Sucker Punch após Spikes.
Excadrill - Ele em si não é um problema enorme, mas certas variações com suporte são problemáticas, como Air Balloon + Swords Dance, que pega momentum na maior parte do time. Felizmente Azumarill pode aliviar a fraqueza contra isso.
Lopunny (Mega) - Atualmente não é uma threat tão grande, mas tem variações raras que carregam Ice Beam, o que forçam o time a depender de Priority para eliminar ela, o que fica complicado no late-game, especialmente com suporte de Spikes.
Manectric (Mega) - Se tiver um motivo pra colocar Assault Vest no Raikou é unicamente por causa dele, é basicamente a threat ofensiva mais frustrante pra esse esquadrão, já que ele dá outspeed em tudo, pode usar Intimidate pra contornar Azuma e Scizor, e Volt Switch + Pursuit piora ainda a situação. O segredo é tentar forçar ele a entrar o máximo de vezes em Stealth Rock para finalizar com outro membro.
Mew - Bem incomum hoje em dia mas é uma threat bem grande. Mesmo eu usando U-Turn com Scizor, Mew na prática consegue neutralizar 100% do time, o que me faz confiar no Heatran e depender do Speed creep dele. Tentar levantar um CM com Raikou pode servir como uma resposta extra, mas não é confiável de qualquer jeito.
Nah nem tenho nada a dizer, exceto que é muito difícil postar um RMT nesse fórum, tudo é motivo pra bugar e nem dá pra pegar os codes de volta D:
Mas valeu pra quem leu até aí! n_n
Revolution 9 (Garchomp) (M) @ Rocky Helmet
Ability: Rough Skin
Shiny: Yes
EVs: 232 HP / 108 Def / 48 SpD / 120 Spe
Impish Nature
- Stealth Rock
- Dragon Tail
- Earthquake
- Toxic
Abbey Road (Latios) @ Life Orb
Ability: Levitate